sábado, 5 de janeiro de 2019

As dores e as suas mensagens

As medicinas orientais acreditam que desequilíbrios físicos - dores, doenças, alergias, mesmo acidentes - têm associadas questões mais profundas: são apenas sintomas de algo que não está visível mas que existe e por isso preocupam-se em equilibrar a energia e ir ao encontro da verdadeira causa. Cada tipo de sintoma tem determinadas causas possíveis associadas.

Assim é a abordagem em Ser Pleno.

As doenças dos aparelhos reprodutores masculino e feminino trazem associadas mensagens de dificuldade com a própria masculinidade e feminilidade ou com os relacionamentos.




Algumas mulheres desenvolvem candidíases recorrentes. Tratam-se, curam, mas logo a seguir ela volta, e trata e passa e volta.

A candidíase pode surgir devido à diminuição das resistências na sequência da toma de fármacos como antibióticos e contraceptivos(!!!!), mas muitas vezes ela aparece em pessoas absolutamente saudáveis.

Como provoca irritação e dor na vulga, a penetração torna-se extremamente dolorosa.

Mensagens possíveis deste sintoma:
  • Esta relação não é boa para mim, não a quero
  • Não quero sexo desta forma (muitas vezes a penetração ocorre antes da mulher estar pronta)
  • Não sou merecedora de ter prazer
  • O sexo é sujo
  • Não quero perder este homem

Existindo uma questão emocional, enquanto ela não for resolvida a Cândidíase vai continuar.

Qualquer irritação vaginal; nódulos nos órgãos reprodutores, na mama, tensão menstrual ou pré-menstrual, e muitas vezes também dores na zona do sacro-lombar, problemas intestinais, urinários, incontinência urinária, significam dificuldades relacionadas com a feminilidade que é necessário serem abordadas para se resolverem.

O mesmo se passa com os homens. Ejaculação precoce, dificuldades de erecção, problemas urinários, na próstata e também, muitas vezes, na sacro-lombar devem-se a dificuldades com a masculinidade ou com a relação que têm.


Problemas de pele, como eczema e psoríase, tanto em homens como em mulheres, têm associadas questão de relacionamento, que podem ou não ter com a ver com o parceiro/a.
A pele é o que nos une e também o que nos separa. Uma pele inflamada suscita afastamento. Então se a pessoa não quer proximidade de alguém, sobretudo física, mas não pode ou não tem coragem de o assumir, é um sintoma possível de aparecer.

Quer isto dizer que o corpo cria soluções para aquilo que as pessoas não têm coragem de manifestar por si, mas também punições para sentimentos de culpa.

A principal missão de Ser Pleno é ajudar as pessoas a encontrarem-se, a assumirem a sua verdade interior e a curar traumas relacionados com a sexualidade e os relacionamentos. Tudo isto pode ser abordado e melhorado claramente, muitas vezes curado, através de sessões individuais, de casal e de workshops. 

Nenhum problema dura para sempre se for enfrentado de forma correcta.